terça-feira, 2 de outubro de 2007

Será o fim ?

Copiei do Estadão para registrar aqui no blog esta pérola de hoje .

Governador do DF decreta 'demissão do gerúndio'

José Roberto Arruda proíbe o tempo verbal em todos os órgãos da administração pública da capital

João Domingos, do Estadão


BRASÍLIA - Demissão como essa é raríssima, se não inédita. Mas o governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda (DEM), encheu-se de coragem e demitiu o gerúndio - isso mesmo, o tempo do verbo que se tornou uma praga principalmente no serviço público e nos serviços de call center - de todos os órgãos da administração pública da capital.

O inusitado decreto, que tem quatro linhas em quatro artigos, foi assinado pelo governador Arruda no dia 28, a última sexta-feira. Foi publicado nesta segunda na página 19 do Diário Oficial do Governo do Distrito Federal.

O decreto é claro logo em seu artigo primeiro: "Fica demitido o gerúndio de todos os órgãos do Governo do Distrito Federal". E o artigo segundo do decreto continua firme no ataque ao tempo do verbo, ligando-a à deficiência verificada no serviço público: "Fica proibido a partir desta data o uso do gerúndio para desculpa de ineficiência".

Curioso, é que o texto seguiu o padrão de todos os decretos e estabeleceu, em seu artigo quarto, o lugar comum "Revogam-se as disposições em contrário". Não se tem notícia de que algum decreto anterior tenha obrigado o uso do gerúndio nas repartições do Distrito Federal.

O governador está em Nova York, atrás de verbas do Banco Mundial. Informou, por intermédio de sua assessoria, que buscou fazer uma provocação e que a idéia é atacar a burocracia dos governos.

De uns tempos para cá - principalmente pela influência da língua inglesa, que o utiliza muito - a burocracia das repartições públicas e os funcionários de call center passaram a usar e a abusar do gerúndio, desgastando-o sobremaneira.

Não há quem não tenha ouvido nestes locais locuções como "eu vou estar transferindo o senhor", "nós vamos estar providenciando", e assim por diante, sempre com muito exagero do uso do gerúndio.

O decreto de Arruda foi publicado numa página do Diário Oficial dedicada aos atos administrativos. Veio logo depois de um que altera outro decreto, de abril deste ano, que trata da limitação de empenho e de movimentação financeira, e estabelece a programação orçamentária e financeira e o cronograma mensal de desembolso, do Poder Executivo em 2007.

2 comentários:

Anônimo disse...

Desculpe, mas não creio que o problema seja o gerúndio EM SI, porém, o mal emprego dessa forma nominal.

Utilizado como sinônimo de erudição e modernidade, dando idéia de futuro para uma situação presente, ele não passa de redundância e pedantismo, além de imitação grotesca da língua inglesa - uma espécie de complexo de inferioridade.

Bem empregado, o gerúndio é um fato lingüístico legítimo como outro qualquer. Uma boa gramática pode esclarecer melhor o assunto.
Obrigada.

Marcia disse...

Cris, obrigada por escrever !!
Mas eu concordo plenamente com você, talvez ao reproduzir o artigo eu tenha passado uma impressão de estar de acordo, não, não estou . O que precisa acabar realmente é essa coisa horrorosa do gerúndio mal empregado, que eu acho um absurdo ! ontem eu tive problemas com minha conexão, e já estava aborrecida por estar com dificuldades de navegação, precisei ligar então duas vezes para o Terra e para Oi/ Telemar, para tentar descobrir o problema. Então fiquei mais irritada ainda, quando fui informada de que eles "iriam estar verificando ", e eu já estava quase matando, e eu "iria estar matando " aquela pessoa que me atendeu !!!
Concordo com você que nada como uma boa gramática para esclarecer melhor o assunto . A educação nas escolas está muito fraca, tanto na pública quanto privada, é claro que nesta é bem melhor, mas mesmo assim eu de vez em quando dou aulas de Inglês como acompanhamento escolar, e fico arrepiada de ver como está o ensino hoje em dia. Veja bem, não estou generalizando, mas se na escola particular já há uma ligeira perda de qualidade, o que estará acontecendo na rede pública ? sem educação não criaremos uma consciência de cidadania, de integração na sociedade, infelizmente.
Obrigada pelo comentário e um grande abraço !!!